segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Visita ao LNLS


Oportunidade

Programa de Visitas 2009 já recebe agendamentos.
O programa de visitas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) tem como propósito estimular o interesse pela ciência e promover a divulgação científica e tecnológica.
Nas visitas são apresentadas as instalações do campus, é descrito como se dá o processo da investigação científica através de exemplos concretos e é estimulada a interação entre os grupos visitantes e os especialistas que conduzem a visita.
O programa consiste em:
Apresentação das atividades do Laboratório, com ênfase nas áreas de interesse dos visitantes. Palestra “Você no LNLS”, na qual quem conduz a visita conta ao grupo em poucos minutos suas atividades, qual foi sua trajetória até chegar ao LNLS e quais programas o Laboratório oferece para estimular jovens talentos.
Visita às instalações correlatas /agendamento:
As visitas acontecem sempre às terças-feiras. O período da visita (manhã ou tarde) é de escolha do visitante. Cada visita dura cerca de 1h30. O ideal são grupos de até 20 alunos. O máximo aceito pelo LNLS são 40 estudantes por visita.
A quem é destinado:
A grupos de alunos do ensino médio e superior, de graduação ou pós.
Como solicitar um agendamento:
Mandar e-mail para a Assessoria de Comunicação, já com sugestão de datas (sempre às terças-feiras). Escrever no Assunto/Subject Visita – Nome da Instituição.
Orientações gerais após aprovação da visita:
Enviar relação com nome e RG de todos os visitantes.
Evitar sapatos de salto alto.

O que é o LNLS?

O LNLS é um laboratório aberto a usuários do Brasil e do Exterior, que oferece condições excepcionais para os cientistas realizarem pesquisas com nível de competitividade mundial. Mantido com recursos financeiros do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o laboratório possui uma infra-estrutura que inclui Linhas de Luz com estações experimentais instaladas na fonte de luz síncrotron (foto), microscópios eletrônicos de alta resolução, microscópios de varredura de ponta e espectrômetros de ressonância magnética nuclear e outras instrumentações de uso científico. Nessas instalações, são realizados experimentos que contribuem para ampliar os conhecimentos nas áreas de Física, Química, Engenharia dos Materiais, Meio Ambiente e Ciências da Vida, entre outras áreas.
No LNLS está o mais importante instrumento científico do Hemisfério Sul: uma fonte de luz síncrotron, que emite feixes de raios-X, ultravioleta e infravermelho, utilizados para investigar propriedades atômicas e moleculares dos materiais. Também no LNLS estão microscópios potentes e equipamentos para permitir a adequada preparação de amostras de materiais.
Em resumo, o LNLS tem as seguintes características:
  • Dispõe de equipamentos científicos de grande porte, utilizados de forma partilhada por cientistas;
  • É aberto a pesquisadores de instituições externas, pois é um laboratório nacional;
  • Dispõe de um quadro próprio de cientistas e tecnólogos, cujas funções são:
    Desenvolver instrumentação científica;
    Realizar projetos de pesquisa;
    Auxiliar usuários externos na preparação e realização de experimentos
  • Organiza cursos, workshops, treinamentos em técnicas, métodos e processos de pesquisa com luz síncrotron, microscopia eletrônica, microfabricação de dispositivos, microlitrografia aplicada à microeletrônica e inúmeros temas correlatos;
  • Desenvolve programas regulares de capacitação de recursos humanos, voltados para estudantes de nível médio, nível superior, doutorandos e pós-doutorandos.

Assessoria de Comunicação (ACO) Caixa Postal 6192 - CEP 13083-970 - Campinas - SP Telefones: (19) 3512-1250 / 1267 E-mail: aco@lnls.br Atendimento: 8h às 17h
Responsável: Adriana Lima
Assistente de Comunicação: Marina Mezzacappa

Estagiário: William Barbosa

Projetos especiais: Roberto Medeiros


Site: http://www.lnls.br/


Claudioneia

Nenhum comentário: