sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Radioatividade e medicina nuclear - 1

Imagem por ressonância magnética – MRI (Magnetic resonance image)

A água em nosso corpo fornece pistas das doenças

A água compõe cerca de 2/3 da massa corporal de um indivíduo adulto e é composta por átomos de oxigênio e hidrogênio. O hidrogênio atua como agulha de uma bússola quando sensibilizado por um campo magnético. Em muitas doenças, a direção para onde esses átomos migram quando submetidos ao campo muda, o que permite identificar grande parte das alterações fisiológicas.
Por isso é que as imagens por ressonância magnética são tão eficientes na detecção de tumores cancerosos e distúrbios cerebrais, por exemplo. Por um lado, elas são capazes de indicar o quão profunda foi a contaminação de um tecido e se os nódulos linfáticos – responsáveis pela defesa do organismo – foram ou não afetados. Por outro lado, praticamente qualquer disfunção no funcionamento do cérebro acarreta mudança na composição da água de suas células. Mesmo que essa alteração seja da ordem de apenas 1%, a técnica é capaz de identificá-la. A ressonância magnética é um fenômeno físico-químico regido pela relação entre a intensidade do campo magnético e a freqüência de ondas de rádio.

Disponível em http://naeg.prg.usp.br/puni/disciplinas/fisica/homedefisica/arquivos/modulo6/modulo6.pdf Acesso em 14/11/08
Claudioneia

Nenhum comentário: