terça-feira, 5 de maio de 2009

EE Pe Geraldo Lourenço visita o Núcleo de Física da Unicamp

Alunos do 3º Ano do Ensino Médio da EE Pe Geraldo Lourenço, município de Aguaí, Professores e Professor Coordenador visitam o Núcleo de Física da Unicamp e participam de aula de holografia prática.
Mas, o que é holografia?

Você já reparou que os cartões de crédito possuem um pequeno quadrinho que muda de cor conforme o movimento? Esse quadrinho, na verdade, chama-se holograma. Ele parece tridimensional e suas cores mudam conforme o ângulo que você olha. A imagem é, de fato, um padrão de onda de luz que se reflete na superfície do cartão. Nesse caso, o holograma é usado para dificultar a falsificação dos cartões de crédito.


Para saber mais...

Por volta de 1940, o físico Denis Gabor teve uma idéia que nos conduziria para um enorme avanço na tecnologia das imagens: a holografia. Gabor estava desenvolvendo um projeto cujo intuito era melhorar a qualidade da amplificação do microscópio eletrônico. Em 1948, ele sugeriu usar um tipo de imagem chamado holograma. Seria registrada em filme mediante um par de feixes coerentes de elétrons e depois reconstruída a partir de luz visível, a qual, devido ao seu grande comprimento de onda (em comparação ao elétron), produziria uma imagem muito aumentada e tridimensional.
Gabor efetuou demonstrações de holografias planas usando fonte de luz comum (as que existiam no momento), embora sabendo que não eram as ideais. O que ele precisava era de uma fonte de luz verdadeiramente coerente, algo que não existiria até que os primeiros lasers fossem desenvolvidos, na década de 1960.
A invenção da holografia por Gabor foi, a partir de então, usada nas ciências, na indústria e nas belas-artes. Gabor recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1971. Sua aplicação básica, para a qual havia sido inventada – microscópio eletrônico holográfico – tornou-se então uma realidade.
Um holograma é uma técnica fotográfica de gravação (e posterior reprodução) usando um padrão de interferência entre o feixe de onda de luz refletida pelo objeto e um outro feixe de onda luminosa usada como referência. A imagem holográfica é reconstituída iluminando o filme com um feixe de luz (o mesmo usado como referência), criando assim o feixe de onda que foi refletida pelo objeto.
Para o espectador, parece uma imagem tridimensional nítida e convincente. (Desde que a luz de laser usada em holografia seja monocromática, um típico holograma apresenta uma só cor e é indistinguível do objeto real.)
A holografia é usada na indústria para inspecionar a ocorrência de defeitos nas peças produzidas, assim como na microscopia convencional. Continua em estudo seu uso em sistemas de memórias holográficas para computadores, filmes holográficos e televisão tridimensional. Nascida há apenas cerca de 30 anos, a holografia encontrará muitas aplicações no futuro.





Fim das atividades.... Olhem a satisfação do Professor Coordenador Anderson Brisola de Matos!


Nós, da oficina Pedagógica, parabenizamos a todos pela iniciativa!

Nenhum comentário: